quarta-feira, 27 de março de 2013

A biblioteca do futuro já existe e não tem papel


Em vez de pilhas de livros organizados por prateleiras a perder de vista, há acesso a livros digitais. Em vez de uma ou outra mesa entre os armários, há salas e salas com mesas e espaços criados para leitura.
É esta a visão da Biblioteca do Futuro, já tornada realidade pela mão dos ateliês de arquitectura Studio Roelof Mulder eBureau Ira Koers na Universidade de Amesterdão, na Holanda.
A nova biblioteca da Universidade já foi vencedora do Dutch Design Award 2010, pela forma inteligente como se adapta à nova realidade virtual.
Numa altura em que o formato digital ultrapassa os livros à moda antiga a passos rápidos, os holandeses decidiram que é tempo de as bibliotecas passarem a ser orientados mais para as pessoas e menos para os livros.
Perguntam os leitores: mas como pode uma biblioteca não conter livros? Os criadores não esqueceram o pormenor: a colecção física de livros da Universidade passa a estar armazenada em armazéns de acesso limitado e os alunos passam a dirigir-se à 'sala vermelha' (na fotografia) para acederem digitalmente aos livros requisitados.



Fonte:  http://www1.ionline.pt/conteudo/85316-a-biblioteca-do-futuro-ja-existe-e-nao-tem-papel





Nenhum comentário:

Postar um comentário